O que é Desenvolvimento Pessoal ?

A expressão desenvolvimento pessoal é muito utilizada hoje em dia, e há certa banalização da ideia que é “vendida” como qualquer receita de bolo para o sucesso.

Adotar técnicas para aprimorar-se pessoal e profissionalmente exige compreender onde você quer chegar e qual é o melhor método para atingir seu objetivo. O primeiro passo para você transformar sua vida, tornando-a mais produtiva e plena, é organizar sua cabeça para definir estratégias.

Pensando nisso, preparamos para você a melhor explicação sobre o tema, com dicas valiosas para sair do senso comum e as técnicas realmente fazerem a diferença.

Ficou interessado? Então confira agora mesmo!

O que é?

Desenvolvimento pessoal pode ser definido como a área do conhecimento que estuda o processo de amadurecimento holístico do indivíduo e produz técnicas, métodos e estratégias para treinar as aptidões e competências pessoais.

Qual a origem do conceito de desenvolvimento pessoal?

Poucos sabem, mas a origem do conceito remete à história do departamento de recursos humanos: até o início do século passado as empresas focavam nas máquinas e na produção industrial, as pessoas eram apenas o meio.

A partir de 1930 percebeu-se que a motivação e produtividade dos funcionários dependia dos seus sentimentos, até que surgiram os primeiros departamentos de recursos humanos na década de 50. Essa prática foi evoluindo até que em torno de 1990 teve início a Gestão de Pessoas, de Talentos e de Competências.

Esse novo paradigma de recursos organizacionais mudou não só a lógica da diretoria, mas dos próprios funcionários. Os empregados passaram a investir na qualificação da sua carreira além dos diplomas: através da melhoria de suas habilidades pessoais.

As pessoas perceberam que a vida é muito maior que o trabalho, e passaram a investir no seu desenvolvimento integral enquanto indivíduo.

Todo esse cenário preparou o terreno para surgimento da área desenvolvimento pessoal, que envolve eixos como:

  • Administração do tempo e rotina útil;
  • Descoberta dos talentos pessoais;
  • Inteligência emocional;
  • Formação de competências;
  • Aumento de produtividade;
  • Equilíbrio e autorrealização na vida.

Como funciona o princípio essencial desse conceito?

Desenvolvimento pessoal é um processo centrífugo, de dentro para fora: o primeiro passo é o autoconhecimento. De modo didático, podemos dividir o princípio básico de aprimoramento em um ciclo de quatro partes:

  1. Investigar a si mesmo, entendendo como você funciona;
  2. Entender o problema, sabendo o que precisa mudar e como renovar-se;
  3. Escolher e aplicar um método, responsabilizando-se pela mudança pessoal;
  4. Superar determinada dificuldade pessoal, aumentando seu nível de competências.

Vamos entender na prática esse ciclo por meio de um exemplo hipotético:

Suponha que você se sinta improdutivo e esgotado, e com isso seu rendimento e motivação caem, tornando a produtividade ainda menor. Então você decide investigar a origem do problema: analisa os principais acontecimentos dos últimos meses comparando esta fase ruim com o período em que o trabalho rendia mais.

A partir dessa reflexão você entende que está fazendo mais horas extras para conseguir uma posição de destaque na empresa. Ao tornar-se mais competitivo e preocupado com o cargo, deixou de lado coisas que realmente importam: sua saúde, sua família e sua qualidade de vida.

Após pesquisar alguns métodos sobre administração do tempo e produtividade pessoal, escolhe, por exemplo, um livro chamado A Tríade do Tempo que faz sentido para você. Agora vem a parte mais difícil: aplicar a metodologia demanda sair da sua zona de conforto para obter resultados. Você traz a responsabilidade para si e enfrenta o problema, mantendo-se firme mesmo com algumas recaídas.

Com esforço você consegue mudar suas posturas competitivas no trabalho e transformar a forma que você pensa e age sobre sua rotina. Assim, você supera a crise de estresse e improdutividade conseguindo ver algumas melhorias no seu dia-a-dia.

Agora você sente-se motivado para reiniciar o ciclo de autodesenvolvimento e caminhar, construindo uma versão de si mesmo cada vez melhor.

E aí, esta abordagem inovadora te conquistou? Então siga nossas páginas no Facebook e no Instagram e inspire-se todos os dias com posts e dicas sobre desenvolvimento pessoal!

Similar Posts